De acordo com dados divulgados pela Eurostat, as famílias europeias gastaram 956 mil milhões de euros em produtos de alimentação e bebidas não alcoólicas. Os dados referem-se ao ano de 2019 e foram divulgados no final de 2020.
O gabinete de estatísticas da União Europeia afirma que a despesa com alimentação e bebidas dos lares europeus representa 6,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia.
Alimentação e bebidas foram a terceira maior categoria de despesas
Analisados todos os gastos, a mesma entidade chegou à conclusão que esta foi a terceira maior categoria de despesas dos lares europeus. Em primeiro lugar ficaram os gastos com “habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis”, que represntaram 23,5% do total da despesa familiar. Em segundo lugar ficaram os gastos com transportes, uma fatia de 13,1% do total das despesas domésticas.
Gastos nos lares portugueses
Embora os lares portugueses não liderem esta categoria de despesas e de ela estar representada nos folhetos dos supermercados, o certo é que representou 16% dos gastos domésticos em 2019.
Quem lidera a lista dos gastos com alimentação e bebidas?
Surpreendente ou não, são os lares da Roménia que lideram esta lista. De acordo com os dados disponíveis, a alimentação e bebidas representaram 26% dos gastos domésticos, seguindo-se a Lituânia, com 20,2%, e a Estónia, com 19,3%.
Por outro lado, existiram países cujos gastos nesta categoria foram inferiores a 10%. Caso disso são a Irlanda, o Luxemburgo e a Áustria.