Nas primeiras semanas do ano, as principais marcas da grande distribuição comunicaram num menor número de folhetos do que no mesmo período do ano anterior, mas colocaram mais inserções promocionais.
Desde o início do ano até maio as marcas da grande distribuição publicaram um total de folhetos promocionais, de acordo com informação do serviço Foliotrack da Marktest.
O Continente, com folhetos durante esse período, foi a marca que mais apostou neste formato. Foi seguido pelo Lidl, e pelo Pingo Doce. Estes números equivalem a uma descida de 9,8,% relativamente ao mesmo período de 2019, quando um total de 299 folhetos foram observados. Em termos relativos, o El Corte Inglês foi a insígnia que mais reduziu a exposição em folheto, enquanto o Minipreço Family subiu.
Já em número de inserções, os números subiram ligeiramente. O Minipreço Family foi a marca que, em termos relativos, mais desceu em número de inserções em folheto, enquanto o Aldi foi a que mais aumentou.
Uma análise semanal mostra ainda que, em Fevereiro e Março, que foi a semana que precedeu o aparecimento dos primeiros casos positivos de COVID- em Portugal, foi a que registou um maior número de folhetos e de inserções em folheto.
Depois desse período de tempo, a tendência geral foi de quebra até à semana da Páscoa, verificando-se um crescimento sucessivo depois dessa data. Na última semana em análise de abril e de maio, o valor observado é superior tanto em folhetos como em inserções de produtos nos folhetos.