Segundo as conclusões do estudo europeu da GfK, os filhos são a principal motivação das compras sustentáveis. Embora sejam novos, a realidade é que conseguem influenciar mais do que os políticos (14%), líderes de opinião pública (13%) ou celebridades (9%).
Além dos filhos (45%), conclui o estudo, são os amigos (42%), os cônjuges (37%) e os pais (19%) que mais influenciam sobre as compras que visam diminuir a pegada ambiental.
O estudo começou a ser feito pela GfK em 2019 e, na altura, as questões relacionadas com a sustentabilidade já eram uma preocupação dos mais novos. Com a pandemia global e o confinamento em 2020, a preocupação manteve-se entre os consumidores.
Estima-se que 4 em cada 10 lares europeus (42%) tenham sido afetados pelos problemas ambientais. Quanto à adoção de comportamentos sustentáveis, 1 em cada 3 lares da Europa parou de consumir produtos e/ou serviços que tivessem pegada ambiental negativa. Por outras palavras, a responsabilidade social tornou-se, em alguns países, uma regra absoluta.
Este estudo realizado pela GfK contou com a colaboração da Kantar e da Europanel em 19 países, cujos dados são de dez mercados: Portugal, Espanha, Itália, Grã-Bretanha, Irlanda, Alemanha, França, Eslováquia, República Checa e Polónia.