Alguns representantes da Mercadona e da Associação Smart Waste Portugal (ASWP) reuniram-se no final do ano passado na loja da cadeia de distribuição espanhola em Matosinhos. Em causa está a avaliação da Estratégia 6.25 da empresa cujo objetivo é reduzir a utilização de plástico.
Segundo foi divulgado, 72 lojas da Mercadona foram adaptadas a esta estratégia entre outubro e novembro. Nesse sentido, “já é possível observar avanços”, disse a distribuidora em comunicado.
Esforço da Mercadona é “concreto e muito positivo”
Ao longo da visita, os responsáveis mostraram-se positivos em relação à implementação desta estratégia. De acordo com Pedro Simão, coordenador do Pacto Português para os Plásticos, este é “um esforço concreto e muito positivo”. Foi mais longe e disse que este é ” sendo um excelente exemplo de como o setor retalho pode contribuir, de forma ativa e concreta, para promover uma economia circular para os plásticos em Portugal, garantindo que estes nunca se convertem em resíduos ou poluição”.
Segundo o responsável, existe um grande interesse em acompanhar a evolução desta estratégia ao longo dos próximos anos.
Recorde-se que em 2020 a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal com o objetivo de promover a Economia Circular no país. Além disso, aderiu ao Pacto Português para os Plásticos, cujo objetivo é fomentar a Economia Circular dos plásticos a nível nacional, evitando que estes se transformem em resíduos.