Entre 2019 e 2020, a Mercadona continuou a cuidar do planeta, seguindo o seu Sistema de Gestão Ambiental. Nesse sentido, o consumo energético da insígnia espanhola foi reduzido em 39,7 milhões de kWh. Além disso, instalou mais de 1400 painéis solares entre Portugal e Espanha. No total, a Mercadona investiu 90 milhões de euros em 2 anos.
De acordo com o comunicado emitido, a instalação de 1020 “Lojas 8” (modelo de loja ecoeficiente) implicou “uma redução de 40% no consumo de energia em relação a uma loja convencional”.
A par destas medidas, a cadeia de supermercados instalou 1433 pontos de carregamentos de veículos elétricos nos seus parques de estacionamento. Além disso, melhorou o sistema de prevenção e controle de fugas de gás refrigerados, reduzindo as emissões causadas pelas fugas de 14,3% para 6,93% e, posteriormente, para 5,61% entre 2017, 2019 e 2020, respetivamente.
A estratégia do Mercadona para a redução de plástico
Além da redução do sue consumo energético, a Mercadona aposta na gestão de resíduos e redução do plástico no âmbito da sua Estratégia 6.25. Assim, são tidas seis ações para reduzir o suo de plástico com o objetivo de atingir um grande objetivo em 2025: reduzir em 25% o uso de plástico das embalagens, que todas as embalagens sejam recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico. Aliás, a cadeia de supermercados já tem notado avanços nesse compromisso.
De modo a conseguir reduzir o uso de plástico, a empresa eliminou os sacos de plástico de uso único, assim como os descartáveis de plásticos. Com estas medidas, em 2020 foram reciclados cerca de 3 mil toneladas de plástico para que se fabricassem sacos reutilizáveis. Nesse sentido, estima-se que haja uma poupança de mais de 180 mil toneladas de materiais descartáveis por ano.