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Lidl anuncia a eliminação de microplásticos na marca própria até 2021

Reconhecido pelas suas medidas de sustentabilidade, o Lidl acabou de anunciar mais uma medida que visa minimizar o impacto ambiental. Até 2021, a cadeia de distribuição alimentar alemã vai eliminar todos os microplásticos dos seus produtos de cosmética e higiene pessoal.

“Para o Lidl a sustentabilidade ambiental é uma preocupação diária e, apesar da utilização de microplásticos em produtos de cosmética e higiene pessoal não estar ainda proibida a nível comunitário, a empresa trabalha intensamente sobre o tema desde 2015, reconhecendo a importância de se reduzirem as emissões destas minúsculas partículas, independentemente da sua fonte”, referiu o retalhista alemão.

Segundo a informação fornecida à comunicação social, esta medida refere-se às partículas de plástico com efeito abrasivo com dimensão inferior a 5mm. Os materiais atualente considerados para o efeito são: poliamida (PA), polietileno (PE), polietileno tereftalato (PET), poliéster (PES), poliimida (PI), polipropileno (PP) e poliuretano (PUR). No caso dos esfoliantes da marca própria do Lidl, os microplásticos à base de PE e PP foram substituídos por partículas de pedra-pomes (perlita) e de bambu (Bambusa Arundinacea Stem Powder).

Recorde todas as medidas adotadas pelo Lidl anteriormente

Atualmente, a cadeia de supermercados alemã oferece uma seleção de produtos de marca própria com o selo NATRUE, uma certificação de cosméticos naturais e orgânicos cuja utilização de ingredientes à base de óleos minerais e de microplásticos está interdita.

Recorde-se que o Lidl já implementou diversas medidas a nível internacional e nacional para reduzir o impacto ambiental. Por exemplo, a redução de 20% na utilização de plástico até 2025. Outra medida foi a descontinuação de venda de plásticos descartáveis em 2018, bem como o fim da venda de sacos de plástico para transporte de compras em 2019.