Skip to content

Mercadona Lisboa: empresa confirma abertura para 2022

Presente em Portugal desde 2019, eis que a Mercadona chegará a Lisboa em 2022. Quem o afirma é , Juan Roig, CEO da cadeia de supermercados espanhola.

Mercadona em Lisboa abastecida pelo centro logístico de Almeirim

Em declarações ao Dinheiro Vivo, Juan Roig confirmou a abertura do Mercadona em Lisboa no próximo ano. Além da loja, a insígnia espanhola contará com o bloco logístico a “60 quilómetros de Lisboa, no distrito de Santarém, em Almeirim”. 

De acordo com o que foi avançado, a infraestrutura logística terá 420 mil metros quadrados, sendo equipada com equipamentos de ponta. Além disso, será totalmente automizada. 

Nesse sentido, a marca conseguirá criar a infraestrutura neste bloco para servir as lojas do Sul quando o seu objetivo para Portugal for atingido: 150 espaços.

Cadeia de supermercados ainda aguarda autorizações de construção

Neste momento, ainda aguardam as “autorizações para começar a construção”. Contudo, o CEO da Mercadona não tem dúvidas: “Se tivermos a autorizações amanhã, amanhã começaríamos a abrir os supermercados”.

Os números da Mercadona em Portugal

Tal como foi dito no início desta notícia, a Mercadona chegou a Portugal em 2019, abrindo a sua primeira loja em Canidelo, em Vila Nova de Gaia. Desde então tem apostado na sua expansão no Norte do país.

  • Até ao momento, a cadeia de supermercados espanhola criou 5 mil novos postos de trabalho, finalizando 2020 com uma equipa de 95 mil pessoas com contrato sem termo;
  • De acordo com os dados divulgados, a empresa, financiada com recursos próprios, investiu mais de 1.500 milhões de euros para implementar um modelo digital, produtivo e sustentável;
  • Partilhou 409 milhões de euros a título de prémios, valor que representa mais de 25% do lucro total gerado, e 364 milhões com a Sociedade a título de impostos (mais 29% do que em 2019);
  • A Mercadona obteve um lucro líquido de 727 milhões de euros (+17%);
  • Em 2020, a cadeia de supermercados atingiu as 20 lojas e uma faturação de 186 milhões de euros, tendo investido 113 milhões de euros;
  • Criou mais de 800 novos empregos, atingindo os 1700 colaboradores.