De acordo com um estudo levado a cabo pela Kantar Worldpanel, os portugueses gastaram mais 12% em compras de supermercado entre janeiro e agosto. Face ao período homólogo de 2019, o mercado de bens de grande consumo cresceu 8%.
“Estamos a falar de um mercado maior, num contexto diferente e com mais concorrentes do que nunca”, contextualiza Florencio Garcia, diretor da Kantar Worldpanel
O mesmo estudo revela que a frequência e permanência dos portugueses nas superfícies comerciais retrocedeu face a igual período do ano passado. Trata-se de uma queda que “foi até aos 12% nas visitas às lojas”. Contudo, a aquisição de bens de consumo aumentou, crescendo em 8% face ao mesmo período de 2019. “Analisando o total dos meses até agosto sobe 11,9%”, conclui o estudo.
Compras de supermercado online crescem o que seria expectável em 3 anos
Outro efeito da pandemia da COVID-19 foi o aumento do comércio eletrónico no setor alimentar. De acordo com o mesmo estudo, 1 em cada 3 lares portugueses recorreu ao comércio online para comprar produtos de grande consumo. 45% admite ter voltado a comprar através deste canal
“Em 2020, deu-se um desenvolvimento que seria expectável acontecer nos próximos três ou quatro anos”, conclui o estudo.